Cadastre-se e receba em seu e-mail o Informativo Ouvir Faz Bem
Comportamento Últimas notícias O que é... Como funciona? Minha história Pergunte ao Especialista
 
 
Geral
Ouvidos também devem receber cuidados no verão
Compartilhar:
21/01/2016
Estamos em pleno verão de 2016 e as praias, piscinas e cachoeiras estão lotados de turistas querendo se divertir e refrescar do calor, que alcança 40 graus em algumas regiões. Além dos cuidados e alertas com a proteção solar, também vale a pena prestar atenção aos ouvidos, que podem ser sensíveis para a entrada de água, ao barulho em excesso e até ao uso das hastes flexíveis para limpeza.
Ao mergulhar ou nadar, a água entra nos ouvidos, tanto das crianças como dos adultos. Alguns ouvidos mais sensíveis podem ter problema com isso, como explica a otorrinolaringologista Profª Dra. Tanit Ganz Sanchez. “O acúmulo de água no canal do ouvido pode causar a Otite Externa, pois o local fica úmido e facilita o crescimento de bactérias.

Isso provoca dor de ouvido - que pode ficar bem forte após 3 ou 4 dias sem tratamento -, sensação de entupimento e de perda de audição temporária (enquanto durar a infecção), além de zumbido (som tipo apito ou chiado no ouvido). Para evitar isso, pessoas com ouvidos sensíveis à entrada de água devem secá-lo adequadamente após cada entrada na água, preferencialmente pingando algumas gotas de álcool no canal.”

Já a diferença na pressão atmosférico que ocorre quando descemos na serra ou no avião pode causar um outro problema, conhecido como Autofonia. “É aquela sensação do ouvido tapado que pode durar apenas enquanto o carro ou o avião estão em descida – que é o esperado – ou até algumas horas ou dias. Além disso, também pode haver dor de ouvido e zumbido. Esse problema pode ser agravado se a pessoa estiver com problemas nasais, como resfriado, rinite, sinusite, desvio de septo nasal, pois a tuba auditiva (canal que comunica o nariz com os ouvidos) fica entupida e provoca os sintomas de ouvido.”


 Fonte: Jornal de Jundiaí (http://www.jj.com.br)
Compartilhar:
Comentar
 
Seja o primeiro a comentar o assunto!
 
 
 
 
O que é...
 
 
 
 
© 2010 Audibel Quem somos | Audibel | Projeto Passe Adiante | Sala de Imprensa | Termos e condições de uso | Política de privacidade | Contato | Créditos
 
 
Mapa do site
Faz bem seguir:
facebook orkut twitter